Responder alguns destes questionamentos é indispensável:
. Qual é seu desempenho no mercado em relação à concorrência?
. Qual a imagem do seu negócio?
. Quais são as vendas atuais por linha de produto / cliente / tipo de cliente / região de venda?
. Quantas vezes por mês / semana / ano seu cliente frequenta sua loja?
. Quantas pessoas estão cientes da existência dos seus produtos e quantas conhecem sua empresa?
. Quem são seus clientes (sexo, faixa etária, localização do domicílio, faixa de renda...)?
. Em que ocasião seus clientes compram seus produtos?
. Por que eles compram seus produtos?
. O que seu cliente está fazendo agora?
. Que rádio ele ouve? Que jornal ele lê? Que atividades, além do trabalho, ele faz?
. Como o comportamento de consumo do seus clientes mudará no futuro?
. Como você pode estar preparado para esta mudança?
. Você possui concorrentes? Quem são os seus concorrentes?
. Quais são as forças e fraquezas dos concorrentes?
São inúmeras as questões a serem respondidas, antes de se abrir um negócio e ao longo da existência da empresa. Pesquisar reduz as incertezas, capacita o gestor e/ou empresário a tomar decisões corretas e possibilita a análise da organização, do ambiente e do negócio.
O mercado, a concorrência, a competitividade, as mudanças culturais e a constante instabilidade do ambiente são alguns dos fatores que atingem as organizações nos dias de hoje. Conhecer melhor os seus clientes, os seus concorrentes, o seu produto, comportamentos de consumo, entre outras informações, é indispensável para que a organização seja competitiva e enfrente as constantes mudanças do mercado.